Sacolas plásticas transformadas em gasolina


Um litro de gasolina pode ser obtido a partir de um quilo de saquinhos plásticos velhos, por uma tecnologia desenvolvida pelos especialistas do DI Mendeleev da Universidade Rússia de Engenharia Química.

Os cientistas decidiram concentrar esforços na obtenção de gasolina através de resíduos produzidos pelo homem, principalmente a partir de resíduos carbônicos tais como: polietileno, polipropileno, poliestireno.

A tecnologia sugerida por V.F. Shvets e seus colegas se baseia no uso de um catalisador para o tratamento térmico de materiais poliméricos. Suas etapas fundamentais são os seguintes. Primeiro, os resíduos devem ser triturados (não é necessário lavá-los) e derretidos. Eles devem ser misturados com o catalisador em pó e expostos à destruição térmica e após esta mistura, devem ser guardados durante algum tempo em um reator a uma determinada temperatura e pressão.

A composição deste catalisador não é informada pelos pesquisadores mas, já está em fase final para ser patenteada.

Um modelo de protótipo já foi instalado em laboratório e provou funcionar muito bem. Este protótipo permitiu produzir um litro de gasolina para cada quilo de sacolas plásticas, além de ter como sobra uma substância negra e viscosa parecida com o piche. Esta substância está na ordem de uma "colher de sopa" para litro de gasolina e como é inflamável, também poderá ser reaproveitada.

Os pesquisadores estudam uma forma de levar este processo realizado em laboratório para ser produzido em escala industrial. Uma das dificuldades está no tamanho dos reatores que serão necessários, mas eles garantem que não irão medir esforços para que isto ocorra.

Fonte: Innovations Report

1 Comentário:

Anônimo disse...

É preferível converter plástico em CO2 na cadeia final por ser diretamente absorvido pelas plantas do que esperar décadas ou séculos pela sua decomposição em algum aterro sanitário.

Parabéns aos Russos!! ;)

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o email ou endereço do site/blog, ainda não tenho bola de cristal, rs.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO