Desinfecção Solar da Água


Pelo menos um terço da população nos países em desenvolvimento não tem acesso a água potável. A falta de fornecimento adequado de água e de recursos de saneamento, são fatores de sérios riscos à saúde e expõe muita gente ao perigo de contaminação de doenças transmissíveis pela água não tratada.

Há cerca de 4 bilhões de casos de diarréia a cada ano, fora os 1,8 milhões de casos que terminam em morte. A cada dia cerca 4500 crianças morrem de desidratação devido a diarréia.

A Desinfecção Solar da Água, melhora a qualidade microbiológica da água, usando a radiação solar UVA e a temperatura para inativar agentes patogênicos causadores de diarréia.

O processo de Desinfecção Solar da Água (SODIS) é uma tecnologia simples usada para o melhoramento da qualidade microbiológica da água de beber. o SODIS usa a radiação solar para destruir microorganismos patogênicos os quais são causadores das doenças transmitidas pela água contaminada.

O SODIS é ideal para o tratamento de pequenas quantidades de água. A água contaminada é colocada dentro de garrafas plásticas transparentes e totalmente exposta a luz solar por seis horas (o recipiente precisa ser exposto ao sol por 2 dias consecutivos caso o céu esteja 100% coberto).

A luz solar trata a água contaminada através da sinergia de dois mecanismos: Radiação no espectro de UVA (comprimento de onde de 320-400nm) e aumento de temperatura da água. Se a temperatura da água se mantiver acima de 50°C, o processo de desinfecção é três vezes mais rápido.

Como Usar o SODIS






1 Comentário:

Nacir Sales disse...

Tânia, nao falta água, falta informação: dai a alta relevância do SUCATAS!

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o email ou endereço do site/blog, ainda não tenho bola de cristal, rs.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO